Incineração e Valorização Energética

A incineração com valorização energética fez sempre parte dos objectivos estratégicos da Ambitermo desde a sua fundação em 1992.

 

Tem neste momento larga experiência na incineração e co-incineração com produção de energia térmica e elétrica. Desenvolveu dezenas de projetos, quer através da sua equipa de engenharia, quer com parceiros tecnológicos da área da incineração.

 

Neste momento a Ambitermo tem projectos de incineração realizados nas áreas seguintes:

  • Carnes/matadouros com produção de energia térmica
  • Farinha animal com produção de energia térmica
  • Resíduos de reciclagem de papel (CDR’s) com produção de vapor
  • Carcaças de animais
  • Resíduos municipais (RSU’s) com produção de vapor
  • Pneus, com produção de vapor e energia elétrica
  • Resíduos hospitalares com produção de energia elétrica
  • Oxidação térmica com produção de vapor

 

 

Um dos elementos mais importante na incineração é a câmara de combustão onde se dá a queima dos resíduos, podendo ser de diferentes tipo em função da natureza e quantidade do resíduo. A câmara de combustão poderá ser estática ou rotativa. As câmaras rotativas são mais flexíveis no tipo de resíduos a queimar, podendo aceitar diversos resíduos.

 

As câmaras estáticas podem ser de funcionamento descontínuo, com paragem para limpeza de cinzas, ou funcionamento continuo com grelha fixa ou móvel, tem normalmente menor investimento e permite, com alguns resíduos, maior eficiência e custos de operação mais baixos.

Numa incineração o sistema de tratamento de gases é essencial para a remoção de substancia perigosas resultantes da combustão. Para o cumprimento dos limites legais estabelecidos é utilizada uma combinação de métodos por via húmida ou seca que incluem filtro de mangas, lavadores de gases, sistemas DeNOx SNCR ou SCR e reatores de bicarbonato e carvão ativo.

 

A recuperação do calor contido nos gases de combustão resultantes da incineração é fundamental para a viabilidade económica do projeto. São utilizadas normalmente caldeiras para a produção de vapor para o processo ou para a geração de energia elétrica.

 

As caldeiras são desenhas em função do tipo de fornalha e requisitos térmicos do cliente. A Ambitermo tem atualmente caldeiras aquotubulares e gastubulares, quer verticais quer horizontais, em funcionamento em centrais de co-incineração.

 

A Ambitermo concebe sistemas de incineração à medida das suas necessidades baseada na ampla experiência dos últimos 25 anos, em softwares específicos e nas parcerias com outros especialistas.